Entenda porque o pilates é um dos melhores tratamentos para as dores de coluna.

Você certamente já ouviu falar no método pilates. Estúdios e academias do gênero surgem todos os dias e cada dia mais ganham novos adeptos. Há uma razão para a procura, principalmente entre aqueles que sofrem de dores na coluna, e você saberá o porquê disso logo mais.


Desenvolvido na década de 1920 por Joseph Pilates, o método de controle muscular promove a reabilitação postural, desenvolve a consciência corporal e amplia a conexão entre a mente e o corpo. A técnica surpreende pela suavidade e baixo impacto, ao passo que promove grande condicionamento físico.


Por promover o fortalecimento de músculos profundos que estabilizam a coluna vertebral, e por desenvolver um eficiente alongamento crânio-caudal, o pilates é muito eficiente para o tratamento de dores de coluna, principalmente das dores lombares e cervicais. Isso acontece porque o fortalecimento muscular reeduca a postura corporal como um todo, e o alongamento promove o afastamento entre as vértebras comprimidas que podem gerar dor. Há quem afirme se sentir “mais alto” depois desta readequação postural.

Com exceção dos casos mais severos, o pilates traz excelentes resultados às dores de coluna sem o uso de remédios, o que o fez cair na graça da grande maioria dos médicos, que o receitam a seus pacientes sem restrição.


Claro que não se pode reduzir toda a técnica a somente tratamento de dores de coluna. Ele é muito mais amplo e promove largos benefícios para todo o corpo.


Porém, se você tem histórico de dores na coluna, procure já o Espaço Equilybrio. Seja para prevenção ou para tratamento da dor, o pilates será um ótimo aliado.